4 principais diferenças entre pórticos e semipórticos rolantes
Os pórticos e semipórticos rolantes são indispensáveis em várias operações industriais, proporcionando agilidade e eficiência na movimentação de grandes cargas. Embora apresentem semelhanças, suas diferenças estruturais e operacionais os tornam adequados para diferentes aplicações. A seguir, exploraremos quatro principais diferenças entre esses dois tipos de equipamentos de elevação e movimentação de cargas.
Diferenças entre pórticos e semipórticos rolantes
1. Estrutura e design
Os pórticos rolantes movem sobre trilhos horizontais instalados no piso. As vigas principais suportam o peso da carga a ser movimentada, através de pernas nas extremidades apoiadas sobre cabeceiras verticais, que fazem esse movimento.
Os semipórticos, por outro lado, possuem somente um lado com colunas e na outra extremidade, o apoio ocorre por uma viga apoiada na parte superior de uma estrutura no galpão do cliente. Podem ser fabricados com ou sem trilhos no piso da fábrica, assim como os consoles laterais.
Ambos podem ser fabricados em viga perfil ou em viga caixão, e pernas piramidais invertidas, oferecendo maior robustez e design moderno da estrutura.
2. Utilização e flexibilidade
Os pórticos rolantes podem ser utilizados dentro do parque fabril ou ao ar livre. A estrutura independente dos pórticos rolantes permite que eles sejam usados em diversas aplicações industriais sem necessidade de suporte adicional, mas, são ideais para operações pesadas em espaços amplos e abertos.
Já os semipórticos, geralmente são utilizados dentro das indústrias por conta do apoio da coluna que se dá à estrutura do galpão. São projetados para eliminar parcialmente colunas que dificultam o manuseio de peças dentro de uma estrutura. Eles são úteis em espaços onde a flexibilidade e a integração com a estrutura existente são essenciais.
Outra função importante do semipórtico, é a liberação das pontes rolantes, sendo esse modelo muito utilizado em células de trabalho dentro da linha de produção como corte e dobra, usinagem, caldeiraria, entre outros.
3. Aplicações industriais
Os pórticos rolantes podem ser utilizados em todos os tipos de indústria, terminais de carga e descarga, pátios de armazenamento, galpões e pátios de atividade de construção civil, portos, manipulação de pedra e aço, entre outros.
Os semipórticos rolantes são ideais para espaços internos, onde já existe uma estrutura de suporte. Podem ser utilizados em todos os setores industriais.
→ Como escolher o equipamento de movimentação de cargas ideal para sua indústria?
4. Capacidade de carga
Geralmente os pórticos oferecem maior capacidade de carga. No entanto, na Brevil, se equipara ao dos semipórticos.
A capacidade dos Pórticos e Semipórticos Rolantes Monoviga Brevil é de 2 até 15 toneladas, com vãos de até 30 metros. Já os Pórticos e Semipórticos Rolantes Biviga Brevil, têm capacidade de 2 a 200 toneladas, com vãos de até 40 metros.
→ Os equipamentos da Brevil podem ser acionados manualmente, por motoredutores, com controle fixo, via rádio, ou com plataforma de operação. Entre em contato e solicite um orçamento!
A escolha entre um pórtico rolante e um semipórtico rolante dependerá das necessidades específicas da operação, incluindo espaço disponível, capacidade de carga necessária e configuração estrutural do local de instalação. Compreender essas diferenças é crucial para garantir a seleção do equipamento adequado e otimizar a eficiência das operações industriais.
Se você deseja saber mais sobre pórticos e semipórticos rolantes, sua utilização e vantagens, o convidamos a ler os demais artigos do blog, conferir o conteúdo do site, baixar o catálogo ou entrar em contato com a equipe comercial da Brevil para tirar todas as suas dúvidas!
veja também
-
Diferenciais da Ponte Rolante Biviga Brevil A Ponte Rolante Biviga possui inversores de frequência, acionamento por controle remoto, baixo ruído de deslocamento, alimentação elétrica através de esteiras porta-cabos, capacidade de até 200 toneladas e vãos de até 40 metros.Leia Mais
-
Como os equipamentos da Brevil contribuem na sustentabilidade das indústrias? A Brevil entende que a sustentabilidade envolve a integração de tecnologias avançadas, a adoção de práticas de produção responsáveis e o compromisso contínuo com a melhoria dos processos.Leia Mais